Melhor Hoje do Que Ontem

Um dos conceitos mais importantes que eu aprendi nos últimos tempos é a filosofia dos baby steps ou passos de bebê. Mas o que é isso, você deve estar se perguntando. Já te respondo, continue lendo.

Passei a minha vida toda tentando acertar. Gastei anos fazendo de tudo um pouco até que eu descobrisse algo que me desse prazer de fazer e que pudesse se tornar a minha atividade principal.

felicidade-7-fazendo-voce-mais-feliz

O que não estava claro para mim naquela época, era que essa energia deveria ser gasta em outra coisa primeiro. Eu deveria arrumar meu próprio armário antes de iniciar qualquer empreendimento mais sério na minha vida, seja na questão pessoal ou profissional.

Muito se fala hoje em dia em buscar o autoconhecimento, pois só com ele é que as coisas se consolidam e ficam mais claras nas nossas mentes.

Deixando os jargões médicos de lado, temos um corpo físico forte e uma mente poderosa. O que não sabemos, muitas vezes, é pilotar essa aeronave. Nesse caso, mais vale buscar auxílio e aprender a pilotar do que ficar tentando fazer algo que ainda não é o seu momento ou que você ainda não esta preparado.

Nesse contexto, e voltando para os baby steps, é que devemos focar mais a nossa atenção. O dispêndio de energia deve ser o mais proporcional possível ao resultado o esperado. Aqui entra o conceito de eficiente. Devemos empregar os mínimos recursos para alcançar o máximo que planejamos.

Repare que não estamos falando de sonhos ou fantasias. Não dá para você achar que com 5 reais pode comprar um carro e, com isso, ser muito eficiente. Estamos falando de planejamento. Precisamos pensar antes de sair fazendo as coisas.

Primeiro, para não termos retrabalho. Segundo, para não empreendermos esforços desnecessários. Terceiro, para executarmos segundo o que foi planejado. E quarto, e não menos importante, para alcançarmos os nossos objetivos.

Tá bom, você deve estar pensando. Mas como eu faço isso? Aí que entram os passos de bebê. Você planeja, confere, analisa e, só nesse momento, passa a executar um pouco cada dia. Não mais.

felicidade-8-fazendo-voce-mais-feliz

Você precisa planejar entregar resultados menores que, juntos, representem o todo, o objetivo final. Quando planejamos mas não agimos de forma deliberada e passo-a-passo, aumentamos absurdamente as chances de dar errado.

Procrastinamos, entregamos menos que nos comprometemos, nos sentimos cansado, algumas vezes exaustos, e logo reunimos todas as condições para a falência múltipla do projeto. Nós mesmos o concebemos e nós próprios o destruímos.

É claro que a palavra-chave aqui é planejamento. Mas isso nós já fazemos de certa forma. O que precisamos aprimorar é  técnica de dar passos de bebê em direção ao nosso objetivo. Sem achar que é pouco, que não tem significado, ou que as pessoas não vão reconhecer o seu esforço.

Se o objetivo estiver claro e você estiver em linha reta e em sintonia com ele, os passos de bebê parecerão passos de gigante com o passar do tempo. Quem viver verá.

 

You may also like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *